Saiba para que servem as Máscaras capilares

Tanto se fala de máscaras capilares, mas realmente você sabe para que elas servem e como usar? Nesse artigo você irá descobrir as finalidades das máscaras capilares e também como usar corretamente, confira a seguir.

O que são Máscaras Capilares?

As máscaras capilares são uma forma de tratamento para os cabelos, em sua composição há diversos ingredientes que tratam os fios ressecados e danificados, garantindo a saúde dos mesmos.

Existe no mercado uma variedade de máscaras para cabelo, particularmente fico até na dúvida de qual comprar e qual o produto certo para o meu tipo de cabelo. Essa dúvida é muito comum entre as mulheres, pois a variedade de produto é enorme e acaba faltando informações para adquirir a máscara ideal.

Basicamente as máscaras capilares estão divididas em três funções diferentes, ou seja, para hidratar, nutrir e reconstruir. Cada uma tem sua finalidade e na sua composição apresentam ingredientes para a necessidade de cada tipo de fio.

mascara

Para ter fios saudáveis e lindos é preciso hidrata-los. Mas quando o assunto é hidratação, existem muitas diferenças entre você usar uma máscara hidratante e uma máscara reconstrutora.

A máscara reconstrutora é ideal para cabelos frágeis e quebradiços, é para quando o cabelo precisa ser reconstruído, pois precisa de componentes na estrutura do fio.

Máscaras de Hidratação

As máscaras de hidratação visam a repor a água ao cabelo, por isso nas formulações devem conter ingredientes ativos que ajudem a reter essas moléculas.  Após o uso da máscara de hidratação os cabelos ficaram mais brilhosos, maleável e macio. Pois a máscara tem objetivo de restaurar a água dos fios, impedindo assim o ressecamento dos mesmos.

As máscaras de hidratação podem ser usadas 2 ou 3 vezes na semana, pois não sobrecarrega os fios. Geralmente são utilizadas substâncias naturais e feitas hidratação caseiras, com babosa, abacate.

Máscaras de Nutrição

Já as máscaras de nutrição ou também conhecida como umectação capilar, tem como objetivo repor os lipídios, ou seja, a gordura e oleosidade dos fios. Essa gordura é importante para manter os cabelos saudáveis e alinhados. Após o uso seu cabelo ficará com brilho, força e vitalidade.

Podem ser utilizadas 1 a 2 vezes na semana. Em sua composição os óleos vegetais são as substâncias mais importantes.

Máscaras de Reconstrução Capilar

O processo de reconstrução deposita nos cabelos proteínas, minerais e aminoácidos, que são essenciais para a estrutura dos cabelos. Eles tratam a camada externa dos fios e são responsáveis pelo brilho e pelo balanço natural das madeixas.

Os resultados da reconstrução capilar podem ser vistos nas primeiras sessões: os fios recuperam e ficam mais fortes. Para que o tratamento dure, é preciso fazer a manutenção com produtos que sejam da mesma linha dos produtos usados na reconstrução, pois dessa forma os ativos reconstrutores ficam nos fios.

Para que serve a máscara reconstrutora?

Sua função é reconstruir o fio e prover nutrientes essenciais para que os cabelos se recomponham. O nosso cabelo é formado por queratina, composta por  aminoácidos. As agressões do dia a dia (como descoloração, progressivas, coloração, relaxamentos e alisamentos) deixam os fios frágeis.

Ingredientes que normalmente estão contidos na máscara reconstrutora são a queratina (cisteína e arginina), proteína do trigo, colágeno, aminoácidos e creatina.

Quando usar a máscara reconstrutora?

A cada 15 dias troque a hidratação pela reconstrução. O excesso de reconstrução faz mal, pois o excesso de queratina deixa o fio duro e o torna como um grafite, facilmente quebrável. Evite usar máscara reconstrutora todas as semanas.

Esses três tratamentos podem ser utilizados em uma sequência para dar vida aos fios, aprenda aqui como realizar um cronograma capilar. Outra opção de tratamento é a selagem térmica, aqui no blog já falamos sobre ela. Conheça também alguns tratamentos para a queda de cabelo.



Comments

comments