Receitas de Pão Caseiro



Que tal aprender uma receita deliciosa de pão caseiro e preparar aí na sua casa para saborear junto com um café quentinho ao lado da família? Então confira esse post até o final e aprenda a preparar um pão caseiro macio e gostoso.

O pão é o principal alimento na mesa nas refeições como o café da manhã e da tarde, ou aquele lanche com as crianças, e quando o esse alimento é preparado em casa e feito com muito amor, a refeição fica ainda mais gostosa e a família adora.

Ninguém resiste a uma fatia de pão quentinho com manteiga!

pao-caseiro-5

Receitas de pão caseiro

Selecionamos algumas receitas deliciosas de pão caseiro, basta escolher uma e colocar a mão na massa e deixar todos com água na boca aí na sua casa.

Se você gosta de inventar e incrementar as receitas pode estar adicionando alguns ingredientes a mais no pão caseiro, como queijo, presunto, orégano, entre outros ingredientes, mas só se você preferir e gosta de inovar nas receitas.

Algumas dicas são essenciais na hora de preparar qualquer receita de pão caseiro e ainda garantir um pão macio e gostoso. Como por exemplo, ter paciência, pois a massa de pão leva um bom tempo para crescer para ficar leve e macio, então tenha paciência nessa hora. A dica é deixar a massa descansar em um ambiente que tenha calor e luz do dia, na hora de preparar a massa use os líquidos mornos e não se esqueça do fermento.

Fique atenta a quantidade de sal que irá adicionar ao preparo, não exagere no sal, pois ele pode eliminar o efeito do fermento e acabar estragando a receita, também não se deve misturar direto o sal e o fermento juntos, misture um de cada vez e mexa bem a massa.

Confira a seguir algumas receitas de pão caseiro macio e deliciosos:

Receita de pão caseiro simples

pao-caseiro-4

Ingredientes: 2 copos de leite morno
2 ovos inteiros
50 g de fermento fresco
1/2 copo de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1 kg de farinha de trigo sem fermento
1/2 colher (sopa) de sal

Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, menos o sal e a farinha, bata até obter uma consistência líquida e cremosa. Despeje o líquido em uma vasilha e adicione metade da farinha e misture, vá adicionando aos poucos o restante da farinha com o sal e sempre mexendo bem. Enfarinhe uma superfície e sove a massa com delicadeza até que ela desgrude das mãos. Unte com um pouquinho de óleo ou margarina a uma forma, enrole a massa na quantidade de pães que deseja e deixe descansar para a a massa crescer. Quando estiver no tamanho que deseja asse até os pães dourarem. E sirva-se.

Receita de pão caseiro doce recheado





pao-caseiro-3

Ingredientes para a massa: 2 tabletes de fermento biológico fresco
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
500g de farinha de trigo
1 xícara (chá) de leite morno
1/2 xícara (chá) de óleo
1 ovo
Leite para molhar os pães
1 pacote de coco ralado
1 gema para pincelar

Ingredientes para o recheio: 1 lata de leite condensado cozido ou 1 pote pequeno de doce de leite

Mode de preparo: Em um recipiente coloque o fermento, o açúcar, o sal e misture bem. Em seguida adicione um pouco da farinha de trigo, o leite, o óleo, o ovo e continue misturando bem. Depois vá acrescentando o restante da farinha de trigo, aos poucos, e comece a sovar com as mãos em uma superfície lisa e enfarinhada até que a massa fique homogênea. Deixe a massa descansar em uma vasilha e cubra com um plástico filme, quando a massa dobrar de tamanho retire o plástico filme e comece a moldar pequenas porções da massa. Pegue uma quantia pequena e abra com as mãos mesmo, coloque o recheio e feche moldando os pãezinhos. Depois de colocar recheio em todos os pães distribua-os em uma assadeira untada de farinha, pincele os pães com a gema. E em seguida leve para assar em fogo médio, preaquecido, por cerca de 20 minutos ou até ficarem dourados. Assim que estiverem assados retire do forno e passe cada pãozinho pelo leite e, depois, pelo coco ralado. E sirva-se.

Receita de pão caseiro integral

pao-caseiro-2

Ingredientes: 400 ml de água morna
25 g de fermento fresco para pão
100 ml de óleo
1 colher (sobremesa) de sal
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de aveia
1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo
1 xícara (café) de semente de linhaça
2 copos (requeijão) de farinha de trigo integral

Modo de preparo: Em um recipiente misture o fermento com o açúcar e acrescente os outros ingredientes aos poucos, sempre misturando bem. Depois, sove bem a massa em uma superfície lisa e enfarinhada, e deixe crescer até dobrar de tamanho. Modele os pães e coloque em forma de sua preferência untada de farinha ou forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente e quando estiver do tamanho que deseja leve ao forno a 200º C, por aproximadamente 25 a 30 minutos ou até quando os pães estiverem dourados.

Receita de pão caseiro com recheio salgado

pao-caseiro-1

Ingredientes para a massa: 500 g de farinha de trigo
3 ovos inteiros
2 colheres (sopa) de manteiga
2 tabletes de fermento biológico fresco
1 xicara (chá) de leite morno
1 colher (chá) de açúcar
Sal a gosto
3 gemas para pincelar

Ingredientes para o recheio: 1 cebola roxa picada picada (opcional)
3 tomates picados
400 g de presunto picado
400 g de mussarela picado
Requeijão a gosto
Sal e orégano a gosto

Modo de preparo: Em uma vasilha misture o leite morno, o açúcar e o fermento biológico. Deixe crescer. Em outra vasilha adicione os ovos, a manteiga, junte o fermento já crescido, o sal e a farinha de trigo aos poucos. Depois sove bem a massa e em seguida molde a massa em formato de uma bola e deixe descansar. Depois que a massa crescer, reparta a massa em duas partes, abra uma das partes da massa com um rolo e espalhe a cebola picadinha, o tomate e o requeijão tempere com sal e orégano. Cubra com mussarela e presunto, e em seguida enrole como um rocambole. Repita esse processo com a outra massa. Pincele os pães com a gema e coloque-os em uma assadeira untada e enfarinhada. Leve ao forno médio por aproximadamente 30 minutos ou até que os pães estejam dourados. E sirva-se.

Gostou dessas deliciosas receitas? Agora é hora de colocar a mão na massa e preparar todas elas aí na sua casa. Depois nos conte como ficou!

 



Comments

comments