Pílula Anticoncepcional – Mitos e verdades

A pílula anticoncepcional é muito comum atualmente e usada em grande parte por mulheres que desejam prevenir uma gravidez. Mas ela também pode ser usada em tratamentos hormonais e até mesmo para resolver problemas como acne.

Apesar de ser um método comum e muito usado, existem muitos mitos em relação à pílula anticoncepcional. E as mulheres acabam criando dúvidas e preocupações em relação a pílula.

Mitos e verdades sobre a Pílula Anticoncepcional

O mais comum é que a pílula anticoncepcional engorda. O que ocorre é que algumas pílulas causam inchaço no corpo e as mulheres associam ao ganho de peso. Apesar da bula das pílulas citar que pode haver ganho de peso, esses casos são minorias.

pilula anticoncepcional 1

Varizes é um problema muitas vezes associado à pílula, porém devido às baixas taxas hormonais presentes hoje, a genética acaba sendo mais causadora de varizes que a própria pílula.

A pílula anticoncepcional realmente causa uma alteração de humor nas mulheres, porém para o bem. Elas podem amenizar os sintomas da TPM ou deixar os ânimos estáveis.

Ginecologista online gratuito

Alguns remédios, principalmente os antibióticos, podem anular o efeito do anticoncepcional. Por isso, sempre pergunte ao seu médico sobre possíveis iterações medicamentosas.

Muitas mulheres têm medo da dificuldade de conseguir engravidar por tomar anticoncepcional por muito tempo. Mas médicos afirmam que isso não passa de mito, já que a mulher ovula normalmente assim que não faz mais uso das pílulas anticoncepcionais.

Mulheres fumantes devem evitar o uso de anticoncepcionais orais, pois aumentam as chances do desenvolvimento de trombose. Mulheres fumantes e com mais de 35 anos devem procurar outras alternativas de prevenção.

Até quantos dias é normal a menstruação atrasar?

A pílula anticoncepcional é uma boa forma de diminuir as cólicas. É um tratamento muito indicado para mulheres com endometriose, que geralmente sofrem com cólicas muito fortes.

É comum ouvir reclamações sobre o aumento da celulite depois do uso de pílulas anticoncepcionais, mas médicos afirmam que apenas mulheres com pré-disposição genética sofrem desse problema. Na maioria das vezes, a pré-disposição genética associada à retenção de líquidos causa o problema.

Você sabe como tomar a pílula do dia seguinte? Já falamos sobre ela aqui. Conheça outro método contraceptivo, o anticoncepcional adesivo e saiba como funciona.



Comments

comments