Jardim de Inverno: Dicas e Ideias de como montar

O Jardim de Inverno é capaz de trazer para dentro de sua casa a natureza e sua tranquilidade, além de deixar o ambiente mais aconchegante e relaxante.

Jardim de Inverno

Para quem não tem muito espaço externo o jardim de inverno é ideal para quem deseja ter contato com a natureza, pois ele é montando em um espaço interno na casa e ocupa um espaço pequeno, mas o tamanho do jardim dependerá da sua preferência e espaço disponível.

O Jardim de Inverno traz para dentro de sua casa um pouco da natureza, o ar fresco que as plantas produzem, tranquilidade, harmonia, e também se integra ao restante da decoração deixando o ambiente mais moderno e sofisticado.

jardim-de-inverno-5

No jardim de inverno podem ser cultivadas várias plantas e árvores em miniaturas resistentes ao ambiente e temperatura interna da casa.

A correria do dia a dia e o tamanho das casas que encontramos hoje acabam desanimando as pessoas em ter um jardim ou um quintal para cuidar, pois as plantinhas também merecem certos cuidados para crescerem saudáveis, e por isso as pessoas estão deixando de lado a natureza. Mas o jardim de inverno é uma ótima alternativa para qualquer pessoa e qualquer lugar, cultivar algumas plantas será um momento de prazer com o jardim que irá ter em sua casa.

Dicas de como montar um Jardim de Inverno

Com algumas dicas e ideias fica muito mais fácil de montar o jardim perfeito, confira a seguir muitas sugestões legais.

Como já citamos acima, o jardim de inverno é montado em um espaço interno na casa e pode ser qualquer cantinho que esteja sobrando em sua casa. Como por exemplo na sacada, na varanda, na sala, no corredor, embaixo da escada, embaixo da janela, entre outros lugares.

jardim-de-inverno-3

Mas é necessário observar alguns pontos importantes antes de montar o jardim de inverno, como se o espaço escolhido passa a iluminação do sol pelo menos por algumas horas do dia, se há umidade, se o espaço acomoda as plantas escolhidas, as plantas escolhidas são adequadas ao seu ambiente e a manutenção necessária para cada uma.

Outro ponto a destacar é com a decoração, escolha itens do jardim que irão ornar com o restante da sua decoração, valorizando ainda mais seu ambiente.

Se não há muito espaço em sua casa que tal apostar no jardim suspenso, nada mais é que um jardim vertical com vasos e plantas pendurados na parede.

jardim-de-inverno-15

Há também a possibilidade de estar montando um mini jardim em sua casa, como o nome mesmo já diz é um pequeno “objeto de decoração” dentro de algum recipiente com várias plantinhas em miniaturas.

Ideias para montar um jardim de inverno

Valorize seu ambiente, escolha os itens do jardim de acordo com o restante da decoração da sua casa. Se tiver um espaço grande para montar seu jardim de inverno utilize móveis para decorar, como mesas e cadeira, poltronas, balanços, entre outros.

Outra ideia é escolher plantas de diversas espécies, mas que ornem uma com a outra. Também que sejam de diversos tamanhos. Na hora de montar diversifique os tamanhos e espécies para deixar o ambiente harmônico.

jardim-de-inverno-7

A escolha das pedras e cascalhos também influenciam na decoração, então escolha uma ou duas cores e diversos tamanhos de pedras para valorizar a decoração. Os vasos também devem ser destaque, então dê atenção na escolha de cada um.

Utilize teto e portas de vidro perto do jardim para que facilite a entrada da luz solar e também para deixar o ambiente mais moderno e sofisticado.

Mantenha os cuidados em dia para valorizar o ambiente e deixar suas plantinhas saudáveis, a manutenção do jardim interno é ideal para manter o ambiente limpo e arejado, não é necessário todos os dias, mas sempre esteja atenta a sua manutenção e limpeza.

Plantas para o Jardim de Inverno

Algumas plantas são mais propicias para o jardim de inverno, então escolha as espécies que se adaptam melhor interior da casa e são mais resistentes a temperatura interna.

As plantas mais que permanecem saudáveis e se adaptam ao ambiente são dracena, columeia, lança de são jorge, lírio da paz, pacová, palmeira raphis, samambai, pata de elefante, filodendro, zamioculca, elas ficam bonitas por mais tempo.

Mas necessitam de cuidados para crescerem e se manterem saudáveis.

Como montar um Jardim de Inverno

Não há muito segredo para montar um jardim de inverno. Primeiramente escolha o cantinho da casa que irá receber as plantas, caso queira trocar o teto ou portas de vidro, faça a troca antes de montar o jardim.

Escolhas as plantas, lembre-se de comprar plantas em tamanhos diferenciados para dar harmonia ao ambiente. Depois é só comprar o restante dos itens como pedras, vasos e fertilizantes.

jardim-de-inverno-2

Vá colocando as plantas nos vasos novos e adicionando as pedras ao seu local, em seguida vá distribuindo as plantas ao local. Caso opte por não usar as pedras, é só distribuir os vasos no local desejado.

Aposte em móveis para deixar um ambiente mais moderno e sofisticado, e claro, para poder descansar e desfrutar do seu jardim de inverno.

Fotos de Jardim de Inverno para se inspirar

Para despertar a sua criatividade que tal se inspirar em algumas fotos de lindos jardins de inverno, confira nossa galeira:



Comments

comments