Gravidez Psicológica – Sintomas e diferenças

É muito difícil acontecer, mas em alguns casos algumas mulheres sofrem com uma gravidez psicológica. A gravidez psicológica faz com que a mulher sinta os mesmo sintomas de uma gravidez real, mas na gravidez psicológica não existe nenhum feto.

Quando uma mulher sofre algum transtorno ou alteração psicológica, que pode estar ligado ao ciclo menstrual da mulher podendo ocorrer um desequilíbrio na menstruação fazendo com que ocorra um atraso menstrual.

Nesse caso a mulher sente alguns sintomas de gravidez como enjoos, seios doloridos, aumento do abdômen, entre outros, mas tudo não passa de uma pseudo-gravidez.  Essa gravidez falsa que só ocorre no psicológico da mulher, faz a mulher sentir alguns sintomas de gravidez que leva a mulher a acreditar que esta gerando um feto no seu útero.

A gravidez psicológica, cientificamente chamada de pseudociese, é um transtorno psicológico que afeta tanto mulheres como animais mamíferos.

Sintomas da gravidez psicológica

Como já disse, a gravidez psicológica tem os mesmo sintomas de uma gravidez real, que leva a mulher a crer que está realmente gerando uma criança no útero. Além dos enjoos e dores nos seios a mulher sente outros sintomas, que são:

– Atraso menstrual

– Aceleração ou movimento do feto, mesmo que não exista nenhum feto.

– Distensão abdominal, a barriga da mulher aumento do mesmo tamanho que ocorre em uma gravidez normal.

– Amolecimento do colo útero.

Os sintomas da gravidez psicológica podem ser explicados pelo estímulo psicológico do hipotálamo e da hipófise que por sua vez, geram um aumento de prolactina no sistema endócrino culminando nos sintomas de uma gravidez verdadeira.

Causas de uma gravidez psicológica

As possíveis causas de uma gravidez psicológica é o forte desejo de uma mulher querer engravidar e em outros casos são mulheres que tem receios de engravidarem.

Quando uma mulher tem o um forte desejo de engravidar, mas não consegue a falsa gravidez ocorre ao inconsciente da mulher que deseja gerar um feto.

A falsa gravidez também ocorre ao inconsciente da mulher quando a mesma tem medo de engravidar, por esse motivo ela acaba engravidando psicologicamente.

Como agir numa gravidez psicológica

A mulher deve receber todo o apoio da família, a família deve saber lidar com o problema. O ideal é a mulher começar uma terapia e a família acompanha-la, para aprender a lidar com a situação.

Não é possível que a mulher saia de uma gravidez psicológica sem nenhum trauma, por isso o acompanhamento medico é muito importante.

 Tratamento para a gravidez psicológica

O tratamento para gravidez psicológica pode ser feito com medicamentos hormonais para regularizar a menstruação e para parar a produção de leite materno, mas, além disso, é fundamental o acompanhamento de um psicólogo ou psiquiatra.

O tratamento pode demorar meses e o mais importante é que a mulher saiba que ela não precisa ter um bebê para ser amada. O apoio de amigos e familiares é essencial.

Confira também 

Sintomas de gravidez 

Como saber se estou grávida 

Como fazer testes de gravidez caseiros 

Comments

comments