Dicas para montar um Mini Jardim

O mini jardim é uma linda opção para a sua casa, além de trazer um pouco de cor e natureza é super fácil de manter os cuidados com as plantinhas.

Ter um ambiente verde na casa é muito agradável, pois pode tornar a casa mais tranquila e trazer ar fresco e natural. Sabemos que hoje em dia é um pouco difícil de manter um jardim em casa por diversos fatores, seja a correria do dia a dia e até mesmo o tamanho das casas, mas existe uma solução para trazer a natureza para dentro de casa.

Mini Jardim

Quem não tem muito espaço no quintal, podem montar um mini jardim na varanda, na sacada ou até mesmo em um ambiente interno da casa.

mini-jardim-17

O mini jardim dispor de pouco espaço e também de pouco tempo para seus cuidados e manutenção, pois isso é perfeito para quem mora em apartamentos e casa pequenas, e também para as pessoas que não tem muito tempo livre para cuidar das plantas, mas deseja manter o contato com a natureza.

Além de ser um lindo objeto de decoração, o mini jardim traz ao ambiente a sensação de tranquilidade, frescor e natureza.

Dicas para montar um mini jardim na varanda

Na varanda é possível montar o mini jardim de diversas formas, com várias plantas, pedrinhas de várias cores e diferentes vasos ou até mesmo aquários e terrários de vidros. É possível criar um ambiente decorativo acrescentando mais delicadeza à casa.

Primeiramente escolha o melhor local da varanda onde irá montar o seu mini jardim e analise o tamanho do espaço para escolher futuramente os itens decorativos do seu jardim.

mini-jardim-20

Outra sugestão é o jardim suspenso na varanda do apartamento, uma boa opção para quem deseja sofisticar o ambiente e decorar de forma diferente.

Há também a possibilidade de montar um jardim de inverno, que nada mais é do que um jardim interno, em um cantinho dentro da sua casa.

Escolha os móveis e utensílios decorativos de acordo com o seu gosto e o restante da sua decoração da casa.

mini-jardim-6

Um ponto importante a analisar é a incidência de sol no local, pois todas as plantas necessitam receber um determinado tempo de sol e também de sombra para crescerem e sobreviverem saudáveis.

Fique atenda a umidade e infiltrações, caso ocorra esse problema em sua varanda, opte por vasos ou recipientes com furos para não manter a infiltração.

As plantas ideais para mini jardim

As plantas são o destaque no mini jardim, por isso, é importante escolher as plantas certas para esse tipo de jardim e também para a sua região climática.

Para o mini jardim as plantas suculentas e cactos são as melhores opções para investir, pois precisam de menos água e menos tempo de cuidado, além de serem adaptadas a recipientes pequenos e sem furos.

mini-jardim-2

Mas também existem outras espécies de plantas que também podem ser cultivadas nos mini jardins na varanda, como as mini samambaias, o musgo tapete, a peperômia, a Vale da Lua, o gerânio morango, o mini-cálamo-do-japão, a barba-de-velho e a fitônia.

Essas são algumas das melhores plantas para se cultivar em terrários e recipientes pequenos que vão enfeitar sua varanda.

Como montar um mini jardim

Chegou a hora de colocar a “mão na massa” e montar seu próprio mini jardim. Mas antes disso, separe todos os itens necessários que irá utilizar na montagem do mini jardim, como:

-1 recipiente que irá abrigar as suas plantinhas, pode ser qualquer recipiente de vidro, de cerâmica, de barro e de qualquer forma. Escolha um recipiente que irá valorizar o seu ambiente, use a criatividade.

– Substratos, que devem ser 3 partes de terra vegetal, 2 partes de areia e 1 parte de perlita. Também deixe separado as pedrinhas decorativas de sua preferência.

– As mudas das plantinhas, muito importante.

– As ferramentas de jardinagem, como pás, regador e pinça.

– E também outros itens decorativos que deseja usar no seu mini jardim.

mini-jardim-10

Para começar a montagem do seu mini jardim é ideal lavar o recipiente que irá utilizar e também as pedrinhas decorativas.

Em seguida faça uma pequena camada das pedrinhas decorativas, assim vai facilitar drenagem do excesso de água. É necessário usar a imaginação para montar o cenário do seu mini jardim.

Ao retirar as plantas dos vasos que elas se encontram, tenha cuidado e tente preservar o máximo do torrão original de terra que está em volta da sua raiz. A partir disso, você terá noção da quantidade de terra que ainda irá precisar para completar o recipiente. Já coloque a planta no recipiente e vá completando com o substrato preparado até a altura que desejar.

Depois que colocar as plantas, é importante que as plantas fiquem encaixadas e que tenham espaço para crescer dentro do recipiente, portanto, não deixe uma colada em outra, vá pressionando levemente a terra em volta da raiz para se adaptarem melhor ao novo solo.

Deixe um pouco de terra exposto para a água evaporar mais rapidamente e vá completando as pedrinhas e areia restantes.

E para finalizar, se desejar, enfeite com outro objetos de decoração de sua preferência.

mini-jardim-14

É importante tomar alguns cuidados com o mini jardim, como a exposição ao sol, algumas plantas necessitam mais de sol do que outras, é importante saber o tempo que cada uma precisa ficar exposta.

As suculentas são de regiões secas e quentes, por isso não precisam de muita rega, mas é necessário regar quando o solo estiver seco, elas também gostam de luz natural.

E para deixar sua varanda mais bonita ainda, decore com outros objetos e móveis.

Fotos de Mini Jardim

Confira uma galeira com várias fotos de mini jardim e inspire-se para criar o seu e deixar o seu ambiente com um toque de natureza.

mini-jardim-1 mini-jardim-3 mini-jardim-4 mini-jardim-5 mini-jardim-7 mini-jardim-9 mini-jardim-11 mini-jardim-12 mini-jardim-13 mini-jardim-22
mini-jardim-15 mini-jardim-16 mini-jardim-18 mini-jardim-19 mini-jardim-21 mini-jardim-23 mini-jardim-24



Comments

comments