Dicas para dormir bem



Dormir bem é essencial para a nossa saúde, tanto para a saúde física quanto para a saúde mental. Alguns pessoas sofrem muito na hora de dormir, muitos demoram para pegar no sono e acabam dormindo pouco tempo, outros não conseguem relaxar o corpo e não descansam o necessário para acordar disposto no dia seguinte.

Como ter uma boa noite de sono

Há vários fatores que influenciam no sono, muitas vezes nem imaginamos o que possa estar interferindo em ter uma boa noite de sono, mas no final é algum hábito bem simples que pode ser mudado.

Se você não dorme bem há algum tempo é hora de mudar alguns hábitos para se ter uma boa noite de sono e melhorar a saúde.

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Dormir é relaxante e faz muito bem para a saúde, além de prevenir o estresse, o mau humor, o cansaço, a irritação e a descontração.

Para dormir bem o ideal é manter o sono entre sete ou nove horas por noite, além de manter o corpo relaxado durante todo o sono, assim irá acordar disposta no dia seguinte.

Entendem as necessidades do seu corpo é essencial, pois algumas pessoas precisam de mais horas para dormir e se sentir bem, já outras com poucas horas de sono conseguem relaxar e se sentir bem. Por isso é importante conhecer as necessidades do seu corpo e manter um ritmo para se ter uma boa noite de sono.

Dicas para dormir bem

Algumas dicas são bem vindas para conseguir dormir bem, comece testando e vá mudando os seus hábitos, acrescentando sempre o que lhe faz dormir bem e acordar com um bom humor e disposto no dia seguinte.

Confira a seguir uma lista com 10 dicas para dormir bem e descansar:

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1- Tome um bom banho

Antes de se deitar o ideal é tomar um banho quente para tirar as impurezas do corpo e começar a relaxar. Isso mudará sua noite de sono para melhor. Procure usar roupas confortáveis para dormir, como um pijama leve e soltinho, pois roupas apertadas incomodam e isso afetará seu sono.

2- Coma algo leve no jantar 

Ter uma alimentação saudável também ajuda a dormir bem, se você não consegue manter uma alimentação equilibrada durante o dia, tente comer algo leve no jantar como verduras, frutas e alimentos integrais, assim o metabolismo levará menos tempo para digerir. Evite ingerir alguns alimentos antes de se deitar como o café, chá preto, refrigerante, bebida alcoólica e cigarro, pois eles acabam tirando o sono!

3- Evite as sonecas 

Apesar de parecer algo inofensivo, as sonecas durante o dia acabam prejudicando a ter uma boa noite de sono. É claro que você pode descansar e tirar uma soneca depois do almoço, mas elas não devem passar de 40 minutos para não prejudicar o sono noturno.





4- Não leve seus problemas para a cama 

Parece ser uma tarefa difícil, mas com persistência irá conseguir. Não leve seus problemas para a cama, quando deitar tente não pensar nas suas tarefas diurnas e em seus problemas, a noite é hora de descansar e relaxar, ficar pensando muito irá prejudicar e atrasar seu sono. O ideal é anotar suas tarefas para o dia seguinte antes de deitar na cama.

5- Desconecte

Não leve computadores para a cama antes de dormir, evite mexer no celular ou em outro aparelho eletrônico, a distração prejudica e atrasa ainda mais seu sono.

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6- Acalme-se antes de dormir

Antes de dormir tire um tempinho para acalmar-se e relaxar-se, você pode ler algum livro ou escutar uma música relaxante.

7- Excesso de luz 

A luminosidade também é um dos fatores que prejudicam o sono, então mantenha o quarto mais escuro possível na hora de dormir.

8- Ambiente agradável

O ambiente também influencia no sono, então tenha um ambiente limpo e que você se sinta relaxada e confortável. O ideal é manter o ambiente sempre organizado e limpo, também deve ser um lugar livre de ruídos e barulhos. Procure por uma boa cama, que seja bem confortável.

9- Tenha uma rotina regular

Tente sempre dormir e acordar na mesma hora do outro dia, assim você irá manter o ritmo e seu corpo se adaptar aos horários, e você se sentirá mais disposto sempre.

10- Exercícios físicos 

Os exercícios físicos são ótimos para manter a saúde em dia e melhorar a qualidade do sono, porém não se deve fazer exercícios perto da hora de dormir, tente fazer durante o dia, se seu corpo estiver “acelerado e estimulado” provavelmente você terá insônia provocada pela adrenalina estimulada pelos exercícios.

Conheça alguns calmantes naturais para controlar a ansiedade e te fazer ter uma boa noite de sono.

Comece a praticar essas dicas e terá ótimas noites de sono, vai dormir bem e acordar todos os dias com bom humor e disposta para todas as atividades.



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