Cronograma Capilar o que é



Seu cabelo precisa de uma boa recuperação, repor alguns nutrientes para ficarem saudáveis, macios e com muito brilho? Você sabia que existe uma rotina de hidratações que tem a finalidade de nutrir e fortalecer os fios? Se ainda não conhece o cronograma capilar calma, que vamos te explicar tudinho nesse post.

Todo cabelo precisa de atenção e cuidados necessários para manter os fios fortes e saudáveis, além de hidratados, macios e brilhosos. Pois, nosso cabelo estão expostos a diversos fatores, sejam eles químicos ou os efeitos naturais como a exposição ao sol, que acabam detonando os fios deixando os ressecados, quebradiços e sem vida.

Cronograma Capilar o que é

O Cronograma Capilar foi criado para tratar os fios a partir de uma rotina de cuidados para recuperar os nutrientes perdidos e a vivacidade dos fios. Ou seja, é um tratamento capilar que segue uma agenda de hidratação, nutrição e reconstrução.

Esse tratamento tem como objetivo repor os nutrientes, as proteínas, a massa capilar e eliminar a porosidade dos fios. E o resultado é incrível, depois de um mês de tratamento com o cronograma capilar é fácil notar fios mais macios, nutridos, brilhosos e saudáveis.

cronograma-capilar-1

Como funciona o Cronograma Capilar

Como já citei acima, o cronograma capilar é uma agenda de tratamentos e esse processo dura um mês, para casos mais graves o tratamento pode ser prolongado até três meses. A rotina do cronograma capilar consiste em lavar os cabelos 3x por semana durante um mês, e a cada lavagem deve ser feito um tratamento diferente (hidratação, nutrição ou reconstrução).

Para quem vai começar a seguir o cronograma capilar é indicado iniciar pelo “cronograma capilar oficial”, que são oito hidratações, três nutrições e uma reconstrução no mês. As lavagens devem ser em dias alternados e devem seguir um intervalo de 48 horas para cada tratamento.

cronograma-capilar-3Depois que seu cabelo já estiver bem nutrido, você pode estar personalizando seu cronograma e focando no tratamento que seu cabelo necessita. É importante você conhecer seu cabelo e saber o que realmente ele precisa, antes de começar a rotina.

Etapas do Cronograma Capilar

Hidratação: Com a função de hidratar os cabelos, ou seja, repor a água dos fios esse procedimento deixará seus cabelos mais macios e muito mais brilhoso. Aqui no blog já falamos sobre como hidratar os cabelos em casa, mas se você ainda tem dúvidas a hidratação é indicada para os todos os tipos de cabelo, seja qual for o estado que ele esteja, pois uma hidratação é sempre bem vinda.

As máscaras de hidratação indicadas são a base de glicerina vegetal, bepantol, proteína elastina, colágeno, aloe vera, vitaminas, pantenol, extratos botânicos, proteínas de arroz, proteínas de aveia, entre outras.

O processo de hidratação é bem simples, lave o cabelo normalmente, retire o excesso de água e em seguida aplique a máscara de hidratação, de sua preferência, mexa por mexa e massageie bem, se preferir coloque um touca de alumínio sobre os cabelos e aguarde o tempo indicado na embalagem da máscara, em seguida enxague normalmente.





cronograma-capilar-2

Nutrição: OuO objetivo deve tratamento é devolver os lipídios aos fios, repondo a oleosidade natural necessária dos mesmos, essa etapa também é conhecida como Umectação Capilar, já que usa óleo vegetal. Se o seu cabelo ressecado, opaco e sem movimento, foque nesse tratamento para ter um resultado positivo como cabelos sedosos, com movimento e brilho.

As máscaras de nutrição indicadas são a base óleos vegetais, manteigas ou tutano, como karité, cupuaçu, cacau, abacate, muru muru, macadâmia, óleo de coco, óleo de argan e óleo de oliva.

Existem três maneiras de nutrir os cabelos, usando máscara de nutrição, usando óleo vegetal misturada na máscara de nutrição ou somente usando o óleo vegetal. Se optar por usar a máscara de nutrição, não tem segredo, segue o mesmo processo da hidratação, lavar os cabelos normalmente, aplicar a máscara, deixar agir e enxaguar.

Reconstrução: Nessa etapa do tratamento é hora de repor a massa, as proteínas e devolver a força dos fios. A principal proteína que compõe os fios é a queratina, por isso é importante realizar um recarga com queratina nos fios. Depois da reconstrução seus fios ficarão mais resistentes a quebra.

As máscaras de reconstrução indicadas são a base de queratina, creatina, proteína, colágeno, aminoácidos de trigo, arginina, cisteínas, etc

O processo de reconstrução é o seguinte, lave seus cabelos com um shampoo anti-resíduos enxague e retire bem o excesso de água. Separe seu cabelo em mechas e vá aplicando a máscara de reconstrução, coloque uma touca térmica e deixe agir pelo tempo determinado na embalagem, depois é só enxaguar na água morna.

Mas não faça a reconstrução em excesso, pois pode levar a quebra dos fios. O ideal é fazer a cada 15 ou 30 dias e sempre depois da hidratação e nutrição.

Aqui na internet é fácil encontrar vários cronograma capilar para diferentes tipos e situações de cabelos, caso se identifique com um caso você pode estar seguindo a rotina.

O cronograma capilar é muito utilizado no processo de transição, aqui no blog tem um post explicando direitinho o que é a transição capilar.

Agora que você já sabe tudo sobre o cronograma capilar é hora de hidratar as madeixas, mas lembre-se de seguir corretamente a agenda e os intervalos de cada lavagem para obter um ótimo resultado e ter cabelos mais sedosos e saudáveis.

 



Comments

comments