Como saber se estou grávida

Muitas mulheres não conseguem perceber facilmente que está grávida. O que acontece muitas vezes é que só vão desconfiar da possibilidade no momento em que o óvulo fertilizado é implantado na parede uterina, alguns dias depois da fertilização. Mesmo assim muitas só vão desconfiar que estejam grávidas depois de semanas e quando a menstruação está atrasada.

Por mais que os sintomas de uma gravidez parecem simples, muitas mulheres não conseguem detectar a gravidez. Então fiquem atentas mulheres, pois prestando atenção em alguns detalhes gerais podemos saber se existe uma gravidez.

Primeira semana

Já na primeira semana podemos sim notar alguns sintomas de gravidez como os seios inchados e doloridos, cansaço e escurecimento dos mamilos. Além da região da auréola ao redor do mamilo ficar mais escuras, as veias dos seios, mãos e pés começam a aparecer mais.

Sangramentos e cólicas

Mais ou menos 8 dias após a ovulação a mulher pode ter pequenos sangramentos acompanhados de cólicas, muitas vezes é confundindo com a menstruação, porém esse sangramento pode ser um sinal que óvulo fertilizado está se alojando no endométrio.

Sono excessivo

O sono excessivo também é um dos sintomas da gravidez, caso você não costuma ter muito sono ou se sentir cansada durante o dia esse sintoma pode ser um sinal de gravidez.

O sono em excesso é causado pela alta concentração de progesterona no organismo de quem está grávida, assim causando muito cansaço e sono na mulher.

Muita vontade de urinar

Quando implantado no corpo da mulher, o embrião começa a produzir um hormônio chamado ganadotropina coriônica humana (hCG), que faz a mulher sentir mais vontade de ir ao banheiro.

Para algumas essa vontade freqüente de urinar pode ser o período pré menstrual, para ter certeza que o sintoma possa ser uma gravidez preste atenção em quantas vezes você levanta pra ir ao banheiro à noite, caso seja maior que o normal pode ser um sintoma de gravidez.

Enjôos

Existem mulheres que nunca sentiram enjôos durante sua gestação, mas também existem aquelas que sofrem com esse sintoma, isso varia muito de mulher para mulher. Para algumas mulheres o enjôo começa antes da menstruação atrasar e aparece a qualquer hora do dia.

Atraso menstrual

Esse é um dos sintomas mais clássicos de uma gravidez, se você tiver um ciclo menstrual regular e acaso sua menstruação atrasar fica mais vidente que pode ser uma gravidez, para isso o mais indicado é ir fazer um teste de gravidez.

Teste de gravidez

Se você sentiu alguns desses sintomas você poderá estar fazendo um teste de gravidez. Você pode optar pelos testes vendidos em farmácias que podem detectar a presença do hCG no organismo, hormônio só produzido durante a gravidez. Os teste mais confiáveis são aqueles que possuem o número do registro do Ministério da Saúde, então fique atenta na embalagem.

Prestem atenção se o teste for feito muito cedo assim que a gestação começou, ele pode dar negativo, nesse caso você pode esperar mais alguns dias e realizá-lo outra vez, mas você também pode optar em um medico e realizar o exame de sangue para confirmar a gravidez.

 

Comments

comments