Coletor Menstrual: o que é, como usar, onde comprar e quanto custa



Faz muito tempo que ele existe, mas ultimamente tem se falado muito dele, o Coletor Menstrual, e com isso surgiram muitas dúvidas em relação a ele. As mulheres tem se perguntando como usar, para que serve, anti-higiênico, e várias outras questões e dúvidas sobre esse tal Coletor.

O Coletor Menstrual veio para ajudar nós mulheres, é claro de uma certa forma, ele veio para substituir o absorvente. Mas se você ainda não ouviu falar sobre ele, calma que esse post vai te explicar tudo sobre o Coletor Menstrual.

Nós mulheres sabemos o quanto sofremos no período menstrual, a TPM, o cansaço, noites sem dormir direito, e ficar se preocupando se o absorvente está no lugar certo e se não vai vazar para a calcinha acaba com a gente, é muito estressante você passar o dia e a noite preocupada com isso, além do incomodo e do odor que a menstruação causa, um total desconforto para as mulheres.

Esse sangramento, a menstruação faz parte da vida da mulher e todo esse processo acontece para avisar que tudo está bem em nosso corpo. Hoje em dia existem várias formas de interromper a menstruação, mas para as mulheres que optam por menstruar há muitas formas de se cuidar nesses “longos” dias, uma delas é inovadora e que vem conquistado muitas brasileiras, que é o Coletor Menstrual.

coletor-menstrual 2

O que é o Coletor Menstrual?

Mas o que é esse tal Coletor Menstrual que você tanto fala? Vamos para a explicação!! HAHA O coletor Menstrual funciona como coletor reutilizável que substitui o absorvente, ele tem formato de um “copinho” e é feito de silicone hipoalérgico e antibacteriano, que coleta o fluxo sanguíneo durante a menstruação, quando o coletor está cheio é só retirar e descartar o sangue fora e encaixar o coletor novamente. Ele é flexível e adaptável ao corpo, pode ficar tranquila, se colocar ele de forma correta, não vai te incomodar.

Como ele é reutilizável pode durar por anos, sim ele dura anos! Depende muito da marca, mas geralmente o Coletor Menstrual dura uns 10 anos, é claro se for bem cuidado, se cair no vaso sanitário não deve se usar novamente. (Consultar a vida útil de cada fabricante). Então ele é ecologicamente correto e ajuda nosso meio ambiente, além de ser mais higiênico, pois diminui o risco de reações alérgicas e infecções, como não há proliferação de bactérias enquanto o sangue não entra em contato com o ar, ele não exala odores.

Como usar o Coletor Menstrual?

Parece ser difícil colocar e usar, mas não é, aliás é muito mais fácil do que a gente pensa. Como ele é flexível e dobrável é muito fácil de inserir ele dentro da vagina, basta dobrar e com a borda voltada para cima inserir na vagina, lá dentro ele se abre e se fixa nos músculos.

  • Lave bem suas mãos e higiene o coletor, dobre ele em forma de “C” e bem devagar o insira na vagina, não se deve colocar ele muito “para o alto” assim sentirá um incomodo na bexiga. Para verificar se o coletor está inserido corretamente, gire ele pela haste, se girar sem dificuldade ele está no lugar certo. O coletor não irá te incomodar se estiver no lugar certo. Uma dica é molhar ele com água, assim vai ser inserido mais facilmente.




coletor-menstrual 1

O coletor pode permanecer no canal vaginal por 12 horas, mas é recomendável 8 horas de uso. Sua capacidade é de 30 ml, mas recomenda-se que a mulher esvazie o copo de acordo com a intensidade do fluxo menstrual de cada uma. Não é necessário retirá-lo para urinar.

  • Para retirar o coletor você deve puxar devagar pela haste, em seguida segurar pela base e retirar devagar, mantenha ele com a boca voltada para cima, assim evita respingos. Descarte o sangue no vaso ou pia, lave o coletor com água e já está pronto para usar novamente.

Quando terminar o ciclo menstrual é recomendável uma boa higienização do Coletor Menstrual, deve ser lavado com água e sabão neutro, também pode ser usado um produto antisséptico, como clorexidina, outra dica é ferver o coletor na água entre 5 a 10 minutos, mas fique atenta para não queimar o coletor, caso queime deve-se trocar por outro.

É contraindicado para mulheres no período pós-parto, virgens ou com deformidade anatômica do sistema reprodutor, septo vaginal, por exemplo. Não se deve usar o coletor nas relações sexuais. Ele é de uso pessoal, não se deve compartilhar o coletor.

O Coletor Menstrual é perfeito para quem gosta de praticar exercícios, para  qualquer tipo de exercícios mesmo e aliás você também poderá dormir com o coletor.

Onde comprar e quanto custa?

Existem várias marcas bem conhecidas como o InCiclo, Meluna e HolyCup, essas três marcas são as principais e mais confiáveis. É muito difícil encontrar coletor nas farmácias, mas essas três marcas possibilitam a compra pela internet, pois elas tem lojas virtuais.

O Coletor Menstrual custa em média 80 reais, varia muito pouco o valor entre as marcas, mas não vá pelo mais barato, pois as vezes não é de confiança. Se colocar no papel e fizer as contas pela quantidade de absorvente que irá comprar por anos, o coletor é bem mais econômico e sustentável.

Geralmente as marcas disponibilizam tamanhos diferentes de coletor, mas o mais comum é encontrar dois tamanhos, o menor para as mulheres que ainda não tiveram filhos e outro para as mulheres que já são mães, mas vale a pena pesquisar cada marca e o tamanho ideal para você.

No começo para ser meio confuso a ideia do coletor, mas com o tempo você se acostuma e se adapta a ele. Gostou da dica? Que tal começar a usar essa ideia inovadora?!



Comments

comments